- Área: 30 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Enric Badrinas
-
Fabricantes: AutoDesk, Lumik, Pedrali, Santa & Cole, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Olhando ao redor do bairro gótico de Barcelona, encontramos poucas linhas retas. O bairro é um labirinto de ruas estreitas que criam lugares inesperados mostrando uma coleção variada de arcos e formas curvas. Esta coleção única faz parte do patrimônio cultural da Catalunha que encontramos nesta parte de Barcelona, não só no espaço público, mas também dentro de casas, museus, hotéis ou, neste caso, restaurante.
Bunsen foi originalmente fundado em Dublin pelo chef Tom Gleeson. Como marca, o restaurante apresenta uma atmosfera urbana e informal porém, para a abertura de sua primeira filial no exterior, ele incorpora em seu desenho de interiores características reconhecíveis do bairro gótico no qual está inserido . Nas cortinas que adornam a parede, encontramos uma referência ao típico bar da região, enquanto um corredor conecta as duas entradas do edifício, lembrando as passagens das ruas do bairro gótico.
A peça central do restaurante é uma bancada de cerâmica que se curva ao longo da parede (uma referência ao nosso patrimônio modernista). Como outros desenhos, sua forma sinuosa não é gratuita, mas se adapta à forma humana. Ao longo da abóbada catalã construída no corredor interior, estas formas orgânicas brincam com a memória da cidade que encontramos encapsulada na arquitetura e nos seus interiores. O resultado não é uma área de restaurante fechada, mas um espaço aberto e fluido, muito semelhante à cultura mediterrânea na qual o encontramos.